Seja bem vindo a este blog!

Este blog tem o intuito de congregar informações, iniciativas e pesquisas sobre a terapia floral e a tudo que se relaciona com o mundo das flores.

Colabore mandando suas pesquisas, iniciativas e informações para serem publicados aqui.

Seja bem vindo!

Andrea dos Santos Leandro - Terapeuta Floral
Santa Maria/RS 07 de dezembro de 2013.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

O QUE ANDA TIRANDO SEU SONO? JÁ PENSOU NOS FLORAIS DE BACH PARA AJUDÁ-LO?



O QUE ANDA TIRANDO SEU SONO?
JÁ PENSOU NOS FLORAIS DE BACH PARA AJUDÁ-LO?

A insônia tem causado mais sofrimento do que se imagina. É o transtorno de sono mais comum, representando 25% das buscas em clínicas especializadas em tratamento de problemas do sono. 

A insônia é caracterizada pela dificuldade em iniciar e/ou manter o sono e pela sensação de não ter um sono reparador durante pelo menos um mês causando prejuízos significativos em áreas importantes da vida do indivíduo.

As causas podem ser orgânicas ou emocionais e é importante procurar um médico para um diagnóstico mais preciso já que algumas doenças podem estar por trás do sintoma da insônia.

O que é preciso fazer é identificar o problema, olhar para as causas e buscar soluções. Uma solução possível, natural e bastante segura é buscar nos Florais de Bach o equilíbrio para este sofrimento.

A filosofia dos Florais de Bach nos ensina que é preciso olhar para cada pessoa e como ela sofre cada situação. No caso, saber como você sente sua insônia e o que vem lhe causando este desequilíbrio é a maneira correta de buscarmos o equilíbrio. “TRATE A PESSOA E NÃO A DOENÇA”, dizia Dr. Edward Bach.

Se a sua insônia for causada por excesso de pensamentos ou se você tem pensamentos fixos ou ainda se só consegue pensar em problemas e preocupações e não consegue desligar o floral indicado é o WHITE CHESTNUT. O RESCUE® SLEEP também poderá ser utilizado nestes casos em que o problema da insônia for causado por pensamentos preocupantes. White Chestnut ou Rescue® Sleep terão o efeito positivo de acalmar a mente, diminuir o fluxo de pensamentos e trazer paz mental. A pessoa consegue desligar dos problemas e preocupações e com isso, dormir em paz. Além de conseguir dormir melhor ela conseguirá, tendo a mente calma, encontrar as soluções para seus problemas e preocupações.

Mas a insônia pode ter outras causas. Uma pessoa, por exemplo, que é muito ansiosa, apressada, tem um ritmo acelerado e sofre quando tem que esperar por algo pode ter dificuldade para dormir. Neste caso ela pode ficar até olhando no relógio porque não consegue dormir logo. Ela está com o ritmo acelerado e por isso não consegue dormir. Neste caso o floral indicado será o IMPATIENS, que vai equilibrar seu ritmo, ajudá-la a ter paciência para esperar e com isso conseguir relaxar e dormir tranquilamente.

Outra condição que pode causar insônia é um trauma ou choque que a pessoa tenha sofrido. É muito comum após traumas, inclusive após cirurgias (que também são traumas) a pessoa sentir dificuldade para dormir. A cena do acidente ou do acontecimento que lhe causou o trauma pode ficar vindo em sua mente ou se sentir assustada, traumatizada... Neste caso o floral STAR OF BETHLEHEM vai equilibrá-la trazendo o consolo pelo choque, cicatrizando as feridas do trauma. É como se fosse um bálsamo que vai nos ajudando a curar os choques e traumas de nossa vida. Com isso, o sono se tornará novamente natural e tranqüilo.

Podemos não dormir por culpa. Em algumas situações que podemos estar nos julgando e nos culpando podemos perder o sono, não conseguir dormir em paz. PINE é o floral que nos ajudará a nos perdoar pelas atitudes que julgamos ter cometido de forma errada para nos libertarmos e conseguirmos novamente sentir o merecimento das coisas boas da vida, inclusive resgatando as noites de sono tranqüilo.

Estes são alguns exemplos de como podemos nos equilibrar com os Florais de Bach. Há outros florais que poderão nos ajudar caso o motivo da insônia for outro. Há pessoas que podem perder o sono por medos, raivas, mágoas, decepções ou por se sentirem sozinhas e carentes...

Muitas podem ser as causas emocionais da insônia e é preciso identificá-las para tratá-las. Por isso, é muito importante procurarmos a ajuda de um Terapeuta Floral de nossa confiança para identificar o floral adequado para nosso sofrimento.

Os Florais de Bach podem ser utilizados em conjunto com qualquer outra medicação ou tratamento já que não possuem princípio químico ativo. Não dispensam tratamento médico nem outras intervenções terapêuticas.

Teresa Cristina Cesar Fernandes
Practitioner de Bach registrada na Fundação Bach
Treinadora do Nível 1 do Programa Internacional de Educação dos Florais de Bach no Brasil


Maiores informações e inscrições:
Tel: 19 3892-7595
E-mail: contato@illuminaredesenvolvimento.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário